Caracterização do grupo de crianças

Posted by Cátia e Laura | Posted in

       A sala da Papoilas B é constituída por dezasseis crianças, das quais dez são do sexo feminino e seis do sexo masculino, com idades compreendidas entre os três e os quatro anos.
       Estas crianças provêm de vários concelhos da ilha da Madeira, mas a maioria provém do Concelho do Funchal, como é visível no seguinte gráfico:


 



No que concerne ao nível de escolaridade dos pais das crianças da sala das Papoilas B, constatamos que dos trinta e dois pais, vinte  possuem grau de Licenciatura, observável no seguinte gráfico:  

 


No entanto, é possível constatar que são as mães que possuem em maior número o grau de licenciatura.

         



Em relação ao nível socioprofissional das famílias destas crianças pudemos constatar, com base no site do Instituto Nacional de Estatística (INE), da análise dos dados recolhidos em relação às crianças e do cruzamento com os dados da tabela do indicador socioprofissional de cada pai, que estas pertencem a um nível socioeconómico médio/alto.   






Relativamente ao Projecto Educativo de sala, à altura da nossa actividade este não se encontrava concluído.

       A rotina diária das crianças desta sala, durante o período da manhã está estruturada da seguinte forma:   
08h00 Acolhimento e actividades livres 
10h00 Lanche  10h30 Recreio 
10h45 Actividades orientadas 
11h45 Higiene e preparação para o almoço
12h00 Almoço
12h35 Higiene e lavagem dos dentes / preparação para o descanso
13h00 Descanso
15h30 Preparação para o lanche



Desenvolvimento das crianças segundo Piaget       
 


 
 
O Psicólogo Suíço Jean Piaget especifica quatro estádios de desenvolvimento mental: sensório motor (dos 0 aos 2 anos), pré-operacional (dos 2 aos 6 anos), fase das operações concretas (7 aos 11 anos) e fase das operações formais ou abstractas (a partir dos 12 anos).
Segundo este psicólogo, as crianças da sala das Papoilas B, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, encontram-se no estágio Pré-operacional. Nesta fase a criança utiliza a capacidade simbólica, não dependendo somente das sensações. A criança apesar de não ser capaz de fazer operações lógicas e de situar-se no tempo, já relaciona significantes e significados, desenvolvendo a sua linguagem.
 
As características principais desta fase são:   
  • o egocentrismo (a criança não consegue colocar-se no lugar do outro); 
  • a centralização do interesse (centra a sua atenção num único assunto de cada vez); 
  • incapacidade de perceber relações de causa e efeito (não consegue associar transformações, fixando-se nos seus estados separados)  
  • desequilíbrio emocional (o facto da grande quantidade de estímulos que recebe do meio ambiente não ser acompanhada pela sua estrutura psicológica faz com que a criança se defenda, através de crises de choro, etc.);
Os prazos fixados por Piaget para as fases do desenvolvimento mental infantil correspondem a uma média estatística, visto que podem variar consoante a criança.  

 
 
Referências:

Araújo, D. B. de, Mineiro, C. R. e Kosely, N. T. (1996).Convivendo com a Pré-Escola: teoria e prática da educação pré-escolar. 4ª ed. São Paulo: editora ática.    

Piaget, J. e Imhelder,  B. (1979). A Psicologia da criança: do nascimento à adolescência. 1ªed. Lisboa: Morais Editores.



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